domingo, 25 de dezembro de 2011

Por uma vida familiar feliz


Allah Todo-Poderoso fez o atributo da Unicidade exclusivo para Ele, e criou todo o restante da criação em pares. Ele estabeleceu a lei de atração entre sexos opostos com a finalidade de uni-los através do matrimônio, para que eles alcancem a perfeição tanto material quanto espiritual. É interessante que Allah também criou o amor mundano entre um homem e uma mulher como um degrau na escalada até o amor divino. Por isso, Allah Todo-Poderoso ordenou o casamento para a humanidade com o intuito de preservar a perfeição da qual ela foi dotada e para preservar a descendência humana de toda a sorte de corrupção.

Através do casamento a humanidade pode proteger suas mais belas características que fazem de nós verdadeiros seres humanos. O casamento é o santuário social e espiritual para o desenvolvimento da humanidade. O verso a seguir: “E Nós criamos o homem na mais perfeita proporção" (Qur'an 95/4) é relacionado ao casamento saudável.

Através do cumprimento adequado da instituição do casamento, a alma humana pode encontrar paz e contentamento, o corpo encontra seu equilíbrio e consequentemente é desenvolvida e aperfeiçoada a moralidade humana possibilitando o bem-estar e a segurança da sociedade. Na ausência do casamento, esta delicada ordem pode ser quebrada. O casamento também possibilita aos casais desenvolverem suas habilidades latentes.

Uma mulher, através da demonstração de afeto e preocupação com os seus filhos, aperfeiçoa o seu amor e misericórdia mais do que incontáveis horas de trabalho espiritual e aprende como ser uma boa mãe, educadora e mediadora. Um homem aprende como ser mais responsável através da liderança familiar a adquire mais maturidade. A união familiar é a menor união social, mas esta é a união mais significativa para todas as nações. Por isso, todos os profetas, com exceção do profeta Jesus, que foram criados com o paraíso, foram casados.

Após o presente da taqwa (piedade) o mais significativo favor de Allah para seu servo é encontrar uma boa esposa. Uma boa esposa é a parte mais essencial da felicidade humana. A força de uma nação depende da força dos laços familiares. O Sagrado Qur'an indica que a instituição do casamento é um sinal de Allah: "Entre os seus sinais está o de haver-vos criado companheiras da vossa mesma espécie, para que com elas convivais; e colocou amor e piedade entre vós. Por certo que nisto há sinais para os sensatos." (Qur'an, 30/21).

Este verso nos dirige para refletir sobre o fato de que o propósito primário do casamento é alcançar um estado de amor e misericórdia por amor a Allah. Por isso, o Profeta Muhammed (s.a.a.s) sempre aconselhou aqueles que estavam pensando em casar a procurarem bons crentes que tem amor e misericórdia em seus corações.

No seguinte hadice o Profeta (s.a.a.s) aconselhou um homem que queria casar: “Existem quatro requisitos que as pessoas procuram quando querem casar com uma mulher, são elas, sua riqueza, o status social de sua família, sua beleza e sua religiosidade. Então você deve se casar com a mulher religiosa (de outro modo) você se encontrará entre os desafortunados.” (Bukhari, Nikah).

A instituição do matrimonio despenha um grande papel na preservação de uma elevada moralidade na sociedade; sem moralidade uma sociedade pode facilmente se tornar corrupta e dissolver-se em prazeres mundanos e egoísmo. Assim, a família e a sociedade devem permitir que os jovens se casem quando atingirem a idade própria para tal e as necessidades básicas para o casamento devem ser facilitadas o máximo possível para que os jovens possam obter-las.

Por isso, o Profeta (s.a.a.s) descreve o melhor casamento como aquele que não demanda de gastos excessivos. Se os requisitos materiais do casamento aumentam drasticamente os jovens podem adiar o casamento devido à incapacidade de lidar com um fardo financeiro maior que suas possibilidades. Assim, seus desejos só podem ser satisfeitos através de relações sexuais imorais e ilícitas. Frustrando assim o objetivo de estabelecer uma vida familiar estável. Isto é um suicídio para a sociedade. A única solução que pode impedir esse desenvolvimento negativo é dar total apoio para aqueles que querem se casar seja espiritualmente ou financeiramente. 

Ibn Arabi aconselhou os muçulmanos ricos a ajudarem os casais, afirmando que a maior e mais continua caridade (sadaqa jariyah) é ajudar que se realize um casamento. Aqueles que possibilitaram a realização de um casamento serão recompensados, assim como receberão uma parcela das boas ações realizadas pelos filhos desse casal.

A fim de tornar mais fácil o casamento, o primeiro passo é cortar todos os gastos para se casar e tendo o mínimo e básico para prevenir-se de toda sorte de gastos desnecessários. Em particular, em algumas cerimônias de casamento, bebidas alcoólicas são servidas para atender os desejos dos convidados. Se o primeiro passo do casamento for feito com ações conhecidas como haram (ilícito), como nós podemos esperar um futuro feliz para esta família? Allah abençoa as cerimônias de casamento que são executadas dentro dos limites do Islam através da aceitação das orações e suplicas que são feitas nestas ocasiões.

Se os casais não apreciarem o significado do casamento e somente considerarem-no como um ato formal para permanecer junto a alguém, este tipo de mentalidade geralmente resulta em dissolução. No Islam, de todas as coisas permitidas por Allah, o divorcio é o ato mais desprazeroso. No seguinte hadith, o Profeta (s.a.a.s) determina:

“Casem-se e não se divorciem! O Trono de Allah treme com o divorcio.” (Muhtar al-Ahadith al-Nabawiyya,228)

Em particular, isto é verídico quando um dos cônjuges sai ou viola a santidade do matrimonio devido apenas pela insana busca do prazer ou quando não há nenhum problema no relacionamento. Este é um pecado que não é perdoado por Allah, uma vez que o cônjuge tem descuidadamente destruído os direitos e a confiança do outro cônjuge.

Nenhum comentário:

Postar um comentário